Os 7 cuidados que você deve ter antes de comprar um imóvel na planta

Instalações novas e modernas, possibilidade de escolher os materiais de acabamentos, ou mesmo mudanças no projeto, maior prazo para planejar a mudança, desconto na venda, mais tempo para iniciar o financiamento e maior desburocratização para fechar o negócio. São muitas as vantagens, porém é necessário ter atenção em alguns pontos para realizar uma ótima compra.

1 - Conheça a reputação da incorporadora e da construtora

Uma incorporadora ou construtora preocupada com sua reputação consequentemente está preocupada em atender as expectativas de seus clientes. Portanto, elas respeitam o prazo de entrega da obra e não têm problemas com a legalização do terreno e da construção.

Investigue! Pesquise a trajetória das empresas, converse com o corretor, visite o site, as redes sociais, outros empreendimentos prontos e questione os proprietários sobre a qualidade da obra, dos serviços e o prazo de entrega. Lembre-se também de consultar pendências na Justiça ou em órgãos do consumidor.

2 - Verifique a documentação do empreendimento

Consulte o Registro de Incorporação - RI - no cartório de registro de imóveis da cidade. Nele consta como será a obra e quem são os responsáveis pelo empreendimento.

3 - Leia com atenção o memorial descritivo

Mesmo que você tenha visitado o apartamento decorado, conferido os detalhes da maquete, verificado todos os materiais de divulgação, é de suma importância que se leia atentamente o memorial descritivo do imóvel. Esse documento apresenta todas as informações sobre a construção, suas características e materiais utilizados, assim como a posição solar.

4 - Observe o entorno da obra

Visite o local onde será construído o seu futuro imóvel. É fundamental conhecer a infraestrutura do bairro, o perfil da vizinhança, a qualidade das ruas e avenidas, a acessibilidade e a topografia, assim como os movimentos, o barulho, a incidência do sol e do vento.

5 - Documentação válida é documentação registrada em cartório

Formalize toda a transação de compra do apartamento em cartório. Desde a celebração da promessa de compra e venda até a efetivação da transferência da propriedade. Somente documentos devidamente registrados em cartório são reconhecidos por Lei.

6 - Confira o seguro

O seguro existe para proteger a inadimplência do comprador, mas também para salvaguardá-lo de possíveis irregularidades. O seguro deve servir para garantir e defender ambas as partes.

Alguns contratos inserem somente a incorporadora como beneficiária do seguro, em caso, por exemplo, de atraso de entrega da obra ou desistência da construção. Por isso, certifique-se que seu nome consta na cláusula que determina o beneficiário nesses casos.

7 - Visite a obra regularmente

Pronto! Você decidiu comprar o imóvel. Agora, cuide dele desde sua concepção. Fique de olho! No decorrer da construção, faça visitas. Confirme se a execução da obra está seguindo o planejado e se está de acordo com o cronograma. Acompanhe a fabricação do que em breve será sua morada.

Agora, você está pronto para fazer um bom investimento e escolher seu imóvel na planta. Consulte um dos nossos corretores. Faça um investimento seguro na Mobile!