O que é vinho?

O vinho é a bebida elaborada a partir da fermentação alcoólica do suco de uvas recém colhidas. O processo natural de fermentação se dá através das leveduras – microorganismos que se alimentam do açúcar presente no suco da uva, transformando-o em álcool e dióxido de carbono.

De modo geral, as uvas são colhidas uma vez ao ano, preferencialmente quando atingem seu ideal estágio de maturação. A maturação das uvas pode ser vista como um processo que passa por diversas e importantes etapas.E duas destas etapas são fundamentais para determinar o momento ideal da colheita, além do potencial de qualidade em uma determinada safra:

Maturação tecnológica (acompanhamento de açúcares e acidez)
Maturação fenólica (determinação dos principais polifenóis – antocianinas e taninos)

No hemisfério norte, a colheita geralmente ocorre entre o início de setembro até o início de novembro e, no hemisfério sul, entre meados de janeiro até o início de março. No entanto, o melhor momento para a colheita dependerá de inúmeros fatores, tais como: condições climáticas, variedades de uvas e o estilo de vinho que se deseja obter.

Assim que as uvas chegam na vinícola, o ideal é que a vinificação seja realizada o mais rápido possível, de modo a aproveitar todo o frescor da fruta e evitar uma fermentação indesejada.

Mas o vinho não é apenas um fermentado de uvas…

Para compreendermos melhor o vinho, é importante pensarmos nele não apenas como um simples fermentado de uvas. Há inúmeros fatores (tipos de uvas, solos, climas, processos) que influenciam diretamente em seu visual, aromas e sabores. E é por isso que, felizmente, temos a disposição diversos tipos de vinho, elaborados em todo o mundo através de diferentes métodos, com os mais variados preços e que agradam desde paladares mais simples, aos mais exigentes.

É POSSÍVEL FAZER VINHOS COM OUTRAS FRUTAS?

As bebidas fermentadas a partir de outras frutas, popularmente são chamadas de vinho, mas, segundo legislação brasileira, não podem ser comercializadas desta forma. Para se enquadrar na categoria de vinhos finos, por exemplo, a bebida deve ser produzida única e exclusivamente de Vitis Vinífera – espécie de uvas de origem européia que são consideradas as mais adequadas para vinificação.

Além disso, a bebida necessita ter entre 8,6% e 14% em volume de álcool para ser chamada de vinho, seja ele fino ou de mesa. Desta forma, as bebidas conhecidas como vinho sem álcool devem, obrigatoriamente, utilizar o termo: Fermentado de uvas viníferas desalcoolizado.

Esperamos que tenha gostado desta postagem, caso queira saber mais sobre vinhos conheça nosso parceiro Vida & Vinho