No início da live o Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, divulgou resultados da Caixa principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. Em seguida foram anunciadas novidades para famílias e construtoras. Veja o resumo das notícias:
As medidas para pessoa física
As custas cartorárias e despesas de ITBI poderão ser financiadas em todas as operações residenciais com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), com limite das custas financiáveis de 4%. Já nas operações com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) a medida abrange imóveis de até R$ 1,5 milhão, com limite das custas financiáveis de 5%. O total do contrato, incluindo o valor do imóvel e o financiamento das custas, deve estar dentro dos limites aprovados pelo banco.
O registro das escrituras para contratos em empreendimentos financiados pela Caixa poderá ser realizado de forma eletrônica junto ao Cartório de Registro de Imóveis. O trâmite ocorrerá pela Plataforma Centralizada do Colégio do Registro de Imóveis. A medida começa a valer a partir de 13 de julho e, inicialmente, abrange 1,3 mil cartórios em 14 Estados.
Medidas para pessoa jurídica
Flexibilização da comercialização mínima de 30% para 15% para novos empreendimentos.
Utilização de recursos de repasses e recebíveis no pagamento de encargos dos empreendimentos.
Flexibilização da exigência de 15% de obra feita em novos empreendimentos, exigindo menos capital das construtoras na fase inicial dos projetos.
Assita ao vídeo da apresentação realizada hoje pela Caixa.
Ainda tem dúvidas? Converse com nossos corretores de imóveis!