Caixa derruba juros da habitação

A Caixa Econômica Federal, principal financiadora imobiliária do país, anunciou no dia 5 de março a REDUÇÃO nas taxas de juros imobiliários, o que animou o mercado imobiliário.

A maior taxa praticada pela instituição passou de 11% + TR (Taxa Referencial, hoje em zero) para 9,75% + TR - isso para clientes sem relacionamento com o banco. Para clientes com relacionamento com o banco a taxa passou de 8,75% + TR para 8,5% + TR.

A Caixa também unificou as taxas praticadas em duas modalidades: nos empréstimos do Sistema Financeiro de Habitação - SFH para imóveis até R$ 1,5 milhão onde pode ser utilizado o Fundo de Garantia por tempo de Serviço - FGTS e do Sistema Financeiro Imobiliário - SFI para imóveis com valor acima de R$ 1,5 milhão onde não pode ser usado o FGTS.

É importante destacar que as novas taxas anunciadas pela Caixa Econômica Federal valem nas diversas modalidades de financiamento imobiliário: imóvel novo, imóvel usado, aquisição de terreno e construção, construção em terreno próprio, reforma e ampliação.

Essa regra passa a valer a partir de 10 de junho!

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Também foram anunciadas as condições para a renegociação de dívidas imobiliárias de pessoas físicas. Em alguns contratos pode haver perdão de multas. Uma das opções oferecidas é pagamento à vista de uma entrada e a incorporação das parcelas atrasadas nas próximas prestações do financiamento.

Há também a possibilidade de usar o saldo do FGTS para reduzir o valor das prestações e alterar a data de vencimento das parcelas. Os clientes também poderão buscar uma agência da Caixa para tentar um acordo.

Essas mudanças atingem aproximadamente de 600 mil famílias e devem beneficiar 2,3 milhões de pessoas.