5 dicas para contribuir na venda de seu imóvel

1) Organize os documentos:

Cerca de 20% das negociações de imóveis à venda em São Paulo são interrompidas na hora de assinar o contrato por problemas de documentação do vendedor ou do imóvel. A burocracia é grande, por isso, é essencial organizar toda a documentação para não perder a venda por um detalhe.

Qualquer irregularidade pode impedir que você venda seu imóvel. Por isso, vale contar com assessoria jurídica / imobiliária para revisar toda a documentação antes colocar o imóvel à venda.
 

2) Estabeleça um valor justo:

Os especialistas em mercado imobiliário garantem: se o valor ofertado do imóvel estiver de acordo com o seu valor de mercado, três meses será o tempo máximo que você levará para conseguir vendê-lo.

“Grande parte dos vendedores coloca o preço acima do valor de mercado e, por isso, tem dificuldade para fechar negócio”, diz o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, José Augusto Viana Neto.

O especialista em mercado imobiliário Marcelo Prata, fundador dos sites Resale e Canal do Crédito, concorda: “Não existe mercado imobiliário ruim. Existem imóveis fora do preço”.

Isso não significa que você deve cobrar o mesmo preço pelo qual o vizinho vendeu, pois imóveis no mesmo condomínio podem ter valores diferentes conforme o estado de conservação, a iluminação e a ventilação. “O mercado é predador. Os preços mudam muito se você atravessar a rua ou o corredor”, alerta Viana Neto.
 

3) Escolha com atenção o corretor e a imobiliária:

A tarefa de determinar um valor pode ser difícil para quem tem pouca prática. Por isso, procure uma imobiliária ou corretor de referência, que conheça o mercado imobiliário na região, para ajudar a determinar o melhor valor de anúncio.

Assim como você faz quando vai a um médico especialista, busque recomendações de corretores com quem já vendeu um imóvel. “Um bom corretor conhece a realidade dos preços do mercado e vai falar o que você não gostaria de ouvir. Esteja aberto para isso”, diz o especialista em mercado imobiliário, Marcelo Prata, fundador dos sites Resale e Canal do Crédito.
 

4) Capriche na descrição:

Descreva como é o imóvel e destaque o ele tem de melhor, mas não minta ou exagere nos elogios para não perder tempo com visitas de potenciais compradores que vão se decepcionar com o imóvel. Cite para o corretor quais são seus aspectos positivos, para que as informações possam ser disponibilizadas nas divulgações de seu imóvel.
 

5) Tenha jogo de cintura para negociar:

No Brasil, se você não tiver uma pequena margem de manobra para negociar, você cria uma barreira emocional no comprador que impede o negócio, como explica o especialista em negociações José Roberto Ribeiro do Valle, presidente da consultoria Scotwork Brasil.