O momento é de comprar o imóvel novo? Entenda

Em 2017, de acordo com números divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), houve queda de 0,53% no preço de venda dos imóveis residenciais no país. Muito por conta da recessão econômica, as incorporadoras viram que o cenário pedia valores mais baixos para lidar com o alto estoque, o que torna a compra mais atraente para quem tem crédito disponível. 

– Certamente é o momento propício para a compra de imóveis, ainda há clima para a negociação com os vendedores – afirma Moacyr Schukster, presidente do Secovi-RS. 

O cenário, porém, deve mudar no decorrer de 2018 com o reaquecimento da economia e as perspectivas positivas do mercado financeiro em torno do crescimento do PIB e da inflação abaixo dos 4%. Com a previsão de recuperação da vida financeira do brasileiro, o setor imobiliário tenderá a voltar aos preços normais, com opções um pouco menos flexíveis de negociação.

– A expectativa para 2018 é de reaquecimento do setor. Os empregos deixaram de cair e se espera que a renda da população melhore. As notícias que chegam dão conta de que haverá mais verba para financiamento – analisa Schukster. 

Por isso, ainda é tempo de comprar imóvel de forma e valores facilitados, seja para morar ou investir.