Tecnologia e sustentabilidade estarão ainda mais presentes nas casas do futuro

Quem nasceu no século em que o telefone fixo era artigo de luxo, pode comparar a mudança do tempo com a tecnologia que hoje temos nos smartphones.

Os celulares, com tamanho e peso que lembravam tijolos, na década de 1990, se transformaram em aparelhos compactos e multifuncionais. Com o avanço da tecnologia, os smartphones nos permitem “viajar o mundo”, comprar qualquer tipo de produto de qualquer lugar do planeta, realizar videochamadas para amigos e parentes que estão ao redor do mundo, enfim, o mundo ao alcance das mãos graças à internet.

Mas, o que podemos esperar para as casas do futuro? Como a tecnologia pode entrar nos nossos lares?

INTERNET DAS COISAS

Já estamos inseridos em uma nova forma de viver. Aos poucos nossa rotina vai mudando e, na correria do dia a dia, nem percebemos. A chamada internet das coisas já faz parte do nosso dia a dia e conecta nossas casas ao mundo. No entanto, muitas inovações ainda transformarão nossos lares.

ENTÃO, COMO SERÃO AS CASAS DO FUTURO?

Segundo especialistas, nossas casas serão mais inteligentes e sustentáveis.

SUSTENTABILIDADE

As soluções eco-friendly, como painéis solares e sistema de ventilação, se tornarão mais acessíveis quanto aos custos e, portanto, mais utilizadas. A energia renovável estará acessível de uma forma que vamos ter equipamentos de reciclagem de lixo, que transformarão os resíduos em energia para fazer funcionar pequenos eletrodomésticos.

TECNOLOGIA

A holografia faz parte das expectativas realizáveis no futuro. Há mais de 10 anos essa tecnologia fez parte de estudos na Domus Academy, em Milão. Livros de receita vão virar peças em museu, pois uma holografia ditará o passo-a-passo do prato. Já pensou?

E tem ainda o superespelho. No futuro bem próximo, contaremos com um espelho inteligente em nossas casas, que fará um check-up em nossos corpos em menos de 30 segundos. Ele nos mostrará os principais índices de saúde, como massa muscular, peso, além de aspectos relacionados à pele. O superespelho contará com a tecnologia de Raio-X 3D.

Essas são algumas das mudanças que poderemos ver, quem sabe, em breve.

E aí, preparados para o futuro?

 

* ⁱᵐᵃᵍᵉⁿˢ ʳᵉᵖʳᵒᵈᵘᶜᵃᵒ ᵈᵃ ⁱⁿᵗᵉʳⁿᵉᵗ