Fondue de Queijo e Chocolate

O inverno está chegando! Então é hora de juntar os amigos, bater um papo, tomar um vinho e comer coisas gostosas.

Que tal fazer um fondue para começar? Prepare a lista de compras com os ingredientes abaixo, chame os amigos e divirtam-se! Use #euemobile nas suas redes sociais para mostrar pra gente como foi!

Como Fazer Fondue de Queijo

Tipo da Receita: Principal, Nivel: Fácil, Rendimento: + ou – 4 Pessoas

Ingredientes

Preparo

  1. Em uma panela passe o dente de alho no fundo da panela.
  2. Adicione 1 Lata de Creme de Leite, 1 Xícara de (chá) de Requeijão (ou 1 copo) e aqueça até que fique bem quente.
  3. Tempere com sal e noz-moscada a gosto.
  4. Junte os 2 queijos prato e mussarela e misture até que esteja derretido por completo.
  5. Coloque na panela de fondue e sirva com pedacinhos de pão, pão de queijo, bolinhos, coxinha, almondegas ou pedacinhos de carne.

Observações

Queijos*: o Fondue original é feito com queijos mais nobres e puros como Gruyère Estepe ou Emmental, se você quiser pode usar eles.
Vinho: se você quiser pode adicionar ai ¼ xícara (chá) de vinho branco seco, mas não esqueça de deixar ferver para que o álcool evapore.
Conservação: Se quiser fazer um dia para consumir no outro pode, deixe na geladeira bem fechado por no máximo 3 dias e quando for usar aqueça na panela ou microondas com um pouco de leite.
Sal: Adicione se precisar, tudo vai depender dos queijos usados, então tome cuidado.
Noz-Moscada: ajuda para saborizar, mas se não tiver use pimenta do reino que também fica delicioso.  
Servir com: Com o que gostar, pode ser pão, pão de queijo, bolinhos empanados como coxinha e bolinha de queijo, ou ainda pedaços de carne ou legumes.

Fondue de Chocolate

 Tipo da Receita: Sobremesa, Nivel: Fácil, Rendimento: + ou – 4 Pessoas

Ingredientes

Preparo

  1. Em uma panela coloque todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo misturando sempre até que comece a levantar fervura.
  2. Assim que as primeira bolachas de fervura subirem, desligue o fogo e continue misturando mais mais uns 3 minutos para que o excesso de liquido evapore e fique mais cremoso de forma que consiga grudar no morango, se não atingir o ponto volte a ligar o fogo, mas não deixe que fique fervendo para não correr o risco de talhar ou queimar.

Observações

Chocolate: Não use ACHOCOLATADO! Lembrem-se que achocolatado não é chocolate, é açúcar com corante e o que queremos é sabor de chocolate então compre chocolate em pó na seção de bolos do supermercado.
Creme de Leite: Pode usar qualquer um que você tiver, mas mantenha a medida de 1 lata que equivale a 1 xícara (chá), e caso use Nata pode ser melhor adicionar um pouco mais de leite por ser mais consistente. 
Conservação: Guarde na geladeira por até 5 dias e quando for consumir aqueça no microondas ou fogão com um pouco mais de leite. Caso sobre você pode usar para cobrir bolos.
Servir com: Frutas de todos os tipos que gostar, pedaços de bolo e brownie, marshmallow. 
Chocolate em Barra: Quer usar chocolate de verdade? Sem problemas coloque 150g de chocolate para cada lata de creme de leite.

Bom apetite!